Tendo visto a vontade por mudanças, sejam elas radicais, mudando a cor, a textura, a forma dos cabelos ou retornando para o cabelo natural um fato é certo tanto um como o outro é necessário tratamento.
Muitas pessoas em especial as que usam algum tipo de química em uma grande maioria leva em conta o fato de retocar a química de 3 em 3 meses ou de 4 em 4 meses, mas nesse intervalo de meses nenhum tratamento é feito, nenhum cuidado especial é adotado seja no salão ou em casa.
Há também aquela que após um longo período usando químicas decidem não mais fazer uso de tais produtos e assumem seus cabelos ao natural, livre de tudo que possa agredir de alguma forma os fios, mas o fato de não estar usando nenhum tipo de química não quer dizer que esta livre de tratamentos e cuidados específicos para cada tipo de cabelo. Afinal estamos expostos a vários fatores que "PEDEM" uma ajudinha extra da nossa parte. E isso inclui sol, poeira, praia, nossa alimentação etc....
Sou totalmente a favor e acho lindoooo quem resolve passar pela transição capilar. Não importa se de forma mais branda indo tirando aos poucos a química do cabelo ou se passando pelo Big Chopp (O grande corte! que para quem não sabe nada mais é do que tirar toda a química do cabelo de uma vez só). Mas não sou a favor de nada que é imposto a nós como regra e ponto. Como por exemplo a pessoa achar que é um absurdo uma pessoa de cabelo crespo não usar nada para "SOLTAR O CABELO" ou o contrário uma pessoa de cabelo natural achar "REVOLTANTE" a outra pessoa ter relaxado ou alisado os cabelos. Sou a favor sim da livre escolha. Da escolha consciente e com informação. Por isso seja você! Lisa, cacheada, ruiva, loira, crespa, natural, oriental, com os cabelos roxos, azuis, careca ....não importa! O que importa é TRATAMENTO. E temos vários e vários ao nosso redor para que possamos escolher. Mas nesse especial de tratamento vamos tratar de uma forma de tratamento que seja de fácil acesso a todos. Vamos nos empenhar com o que há de mais natural para tratarmos.
Isso principalmente porque na maioria é na infância que nos é apresentado a tão falada química. Já que muitas mães e pais acham mais "FÁCIL" a aplicação de química para ficar mais rápido a arrumação do cabelo por exemplo pra ir a escola. Devido ao fato de trabalhar fora, ter muitos afazeres em casa, outros filhos, a correria do dia a dia e a pior parte de todas querem mostrar para a criança que seu cabelo "NÃO É BONITO" coisa que não é verdade! Ele só não esta tratado.
Então o tratamento de forma mais natural possível vai servir para tratarmos todos os tipos de cabelos não importando a idade. Se tem ou não química.
Então nosso ESPECIAL TRATAMENTO vai começar falando de Shampoo! Vamos começar aprendendo a forma correta de lavar os cabelos.
Tenho pesquisado bastante e o que constatei é que realmente os shampoos sem sulfatos são menos agressivos aos fios. Aquela história de achar que quanto mais espuma é melhor é pura "lenda" e enganação. Os shampoos sem sulfatos (que fazem pouca espuma) agridem menos os fios automaticamente ressecam menos. Mas em contra partida não são tão baratos. É preciso pesquisar bastante de um lugar a outro.
Então vamos lá:
1º Somente com aguá lave seus cabelos. Até perceber que saiu toda impureza que estava no cabelo ( poeira, cremes, oleosidade etc..)
2º Coloque uma pequena quantidade de shampoo para o seu tipo de cabelo nas mãos e aplique aos poucos começando pela testa e aplicando no couro cabeludo em movimentos circulares. Com a cabeça inclinada para traz deixe que caia mais um jato de aguá fazendo com que este shampoo que vc aplicou vá escorrendo pelo resto da cabeça e com movimentos que massageie o couro cabeludo aplique mais um pouco de shampoo agora já no centro alto da cabeça e faça o mesmo procedimento. Incline a cabeça para traz com mais um jato de água massageando o couro até a nuca (NÃO ESQUEÇA: NÃO ESFREGUE OS FIOS ) você deve massagear o couro cabeludo, o shampoo e água que vai escorrendo automaticamente vai limpando os fios. Enxágue muiito bem.
3º Com os cabelos já limpos é hora de condicionar. Lembre-se: Todo condicionador é preciso que seja enxaguado muito bem. Ele serve para fechar as cutículas do cabelo que o shampoo abriu e torná-los maleáveis. A quem não goste por ter os cabelos oleosos e acreditarem que o condicionador só piora a situação, mas isso não é verdade. Se vc tem o cabelo oleoso é preciso passar o condicionador no comprimento e pontas enxaguar bem para que não fique nenhum resíduo.
OBSERVAÇÃO: A escolha do Shampoo é de sua preferência desde que seja para o seu tipo de cabelo. Na próxima parte do Especial tratamento vou trazer algumas opções de shampoos menos agressivo aos fios... Aguardem!

.jpg)






